quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Abaporu" - Uma nova releitura da obra de Tarsila do Amaral.

Abaixo o quadro original pintado por Tarsila do Amaral em 1928, e que foi dado de presente a seu marido Oswald de Andrade, que se encantou tanto com ele que acabou tornando-o ícone de um novo movimento cultural brasileiro, a "Antropofagia". Hoje o quadro Abaporu, é tido como a obra mais cara produzida por um artista brasileiro no mundo todo.
Esta será a base do painel que deverá medir 0,75cm por 1,15 cm.

Etapas à seguir:
* Preparar a base de madeira, tirando um pouco da altura da peça, tornando-a mais proporcional. Suas medidas agora estão em: 0,70 por 1 metro;
*Passar cola com pincel, e fixar um tecido de "americano cru", fazendo os arremates necessários nas bordas deixando a superficie mais regular possível;
A seguir: madeira e cola; tecido colado e fixado nas bordas.



*Depois de seco, espatular com massa corrida toda a superfície, com massa corrida em aplicações generosas; A seguir: inicio da aplicação da massa corrida; painel preparado com massa corrida e espátula para ser a base.


*Depois de seco, riscar o desenho à carvão, sobre o fundo regular de massa corrida; utilizar o seguinte rascunho:
A seguir: a imagem transferida para o painel, em dieferentes ângulos.




Uma pequena modificação no desenho, a cabeça ficou desproporcional ao modelo:

* Prosseguir aplicando massa corrida em abundancia, utilizando espátula, colher, e até as mãos, criando texturas diferentes em cada parte do desenho. Pode-se utilizar desde palitos de churrasco (para riscos mais profundos - ideal para contornos), à pente de cabelo (com dentes largos - ideal para o cacto). agindo assim cria-se uma obra totalmente nova, com "apelo" ao sentido do tato.
* Pode ser que seja necessário aplicar várias demãos de massa corrida, pois ela costuma "murchar" enquanto seca, assim, se for o caso, só se fará novas aplicações quando a demão anterior estiver totalmente seca;
A seguir, diferentes ângulos da textura criada para o fundo, o cacto e para o sol:



* Após essas etapas, e com a massa corrida totalmente seca e firme, segue-se a fase da pintura. Deve-se ou pode-se escolher tintas com cores vivas tais como: Ocre, Amarelo limão, Verde (claro e escuro), Azul (claro e escuro), Vermelho, Laranja e Preto.
Etapas da pintura do painel: Pintura do Céu: Azul escuro, azul claro e branco;


Pintura do Cacto: Verde escuro, verde claro e amarelo;



Pintura do Sol: Amarelo, branco, laranja e vermelho;



Pintura do Corpo: Amarelo, branco, ocre, e marrom misturado ao branco;





Pintura do Cabelo e Rosto: Preto;

Pintura do Chão: Verde claro, verde escuro e amarelo;

A pintura nesse ponto ainda necessitava de alguns retoques com Siena natural e verde pinheiro;

Para ficar assim, repare o detalhe do rosto como ficou e o sombreado das extremidades do corpo.


* Somente após concluída a secagem da pintura do painel é que deve-se utilizar verniz, apenas uma demão já será o suficiente para garantir que a obra fique protegida, podendo inclusive ser limpa com um tecido umedecido em água (devido ao fato de textura acumular poeira). Quanto ao verniz, pode-se utilizar verniz para madeira fosco ou brilhante, contanto que seja incolor. Com a aplicação do verniz, as cores ficarão mais fortes e o Abaporu ficará ainda mais impressionante e hipnotizante para quem for admirá-lo.

Um comentário: