terça-feira, 26 de outubro de 2010

Itutinga: mudanças na paisagem urbana no centro da cidade e o turismo "Nem tudo que é velho é feio, nem tudo que é novo é bonito"


A foto acima mostra a antiga igreja matriz em homenagem a Santo Antônio de Pádua, que foi demolida por volta dos anos de 1960. Como se pode ver, possuía em sua arquitetura traços coloniais de finais do século XVIII. Embora ainda esta não fosse a primeira edificação religiosa do município construída quando de sua fundação, era de grande importância se pensarmos seu valor histórico no dias de hoje, quando a cidade almeja tornar-se uma cidade turística fazendo parte da Estrada Real. Infelizmente, tombou a golpes de marreta (em vez de se procurar preservar) para dar espaço à construção da nova Igreja matriz, que pode ser vista atualmente. Digo que seria de grande importância atualmente, devido ao fato de um município que conta com pouco mais de 200 anos (do inicio do povoamento até hoje) e não possui mais praticamente nenhum edifício daqueles tempos é algo muito inusitado. À exceção, vemos além de Tiradentes outros municípios como Nazareno, Carrancas e o distrito do Rosário de Itumirim contanto com muitas construções daquele período, enquanto em Itutinga não parece haver interesse na preservação do patrimônio histórico e artístico. À exceção (ou quase) é o casarão que fica ao lado da matriz, mas que já recebeu portas novas de aço, em detrimento daquelas portas antigas de duas faces de madeira, uma pena. Observe as fotos abaixo.


Junto com a praça que passou por modificações ao longo de sua história, a igreja também se modificou, e muito... Mudaram as cores, demoliu-se a gruta (a antiga e a moderna) e ergueu-se uma muralha, sim uma muralha, pois aquilo nunca foi um adro! Querem saber o que é um adro de verdade??? Visitem Tiradentes (matriz de S. Antônio); São João Del Rei (Igreja de S. Francisco de Assis); Congonhas (Com lindos 12 profetas), etc. Enquanto isso, ainda não se sabe pra onde foi o antigo Salão Paroquial da cidade que há pelo menos 10 anos (ou seria mais?) também tombou ante a fúria destrutiva de sabemos quem. Quanto ao adro, esta barreira física, muito mais que proteger a igreja (fisicamente de vândalos e desocupados), ajuda a mantê-la afastada do convívio com a sociedade. É como alguém que se veste com uma armadura, mas que infelizmente é incapaz de proteger sua integridade moral. Graças a Deus este não é o caso de Itutinga, afinal tem havido tantas denúncias pelo mundo afora... Veja abaixo algumas fotos que mostra a igreja sem a muralha na década de 1980, e com a muralha...
Apesar de tudo, não é só a igreja que passa por modificações em nosso centro, a própria praça municipal já contou com pelo menos três reformas, sendo que a atual foi re, re, re- inaugurada em 11 de Setembro de 2010, a data é estranha não??? Mas dessa vez não houve aviões caindo....

A penúltima reforma deixou-nos com os famosos “Jardins Suspensos da Babilônia” embora naquela época, o Homem ainda não tivesse pretendido se aventurar no espaço... É bem verdade que o Coreto parecia uma nave chegando mesmo a ganhar o apelido de “nave da Xuxa”, eu confesso que achava bonitinho, mas tinha que ter espaço para um piquenique em volta e para a churrasqueira, a nave seria uma pista de dança! Não digam que não seria uma boa idéia!!!

Quanto à pira, a antiga e a moderna ninguém nunca soube me informar o que significava, ou qual sua utilidade, embora fosse mais útil como banco “cabia um monte de gente em volta” e era de um desenho tão moderno que nem as mentes mais abertas entenderiam. Infelizmente não tenho fotos daquele monumento... Observem as fotos abaixo de alguns estágios da antiga e da nova praça municipal em estágios de construção...




Com a reforma atual, a praça voltou a ser plana, e também ganhou uma belíssima iluminação, mas infelizmente, perdeu muito das árvores que possuía, só espera-se que as novas mudas cresçam logo para ocupar o lugar das antigas. Também é fato, que quando houve a penúltima reforma, houve um clamor por parte dos partidários da oposição (da época) para que a tal pira mencionada anteriormente fosse reconstruída, mas ainda não vi, ou não fiquei sabendo nada a respeito dos dois paus-brasis e da placa comemorativa dos 500 anos do Descobrimento que estava na praça anterior, alguém saberia me informar quando serão recolocados?
Para terminar, dou apenas uma sugestão: No centro da atual praça poderia ser construído um monumento simples como um obelisco (com uns 9 metros de altura coberto com arenito) estilo a Place de La Concorde em Paris, ficaria muito melhor que terem plantado apenas uma palmeira deixando-a tão solitária... Abaixo o obelisco de Paris:
Viram só? Um monumento imponente, simples e elegante...



Um comentário: