sábado, 16 de julho de 2011

Egito - "Terra dos Faraós e dos deuses"



Desde os doze anos de idade, sinto uma grande atração pelo país do Nilo, o Egito. Começou numa aula de história quando sem ter muito o que fazer, ou será que tinha... não sei.... me pus a desenhar....este é um outro hooby meu, uma caricatura egipcia, a qual depois de finalizada, foi cahamada pelos meus colegas de "a dançarina egípcia". Na verdade, era a imagem de uma mulher com saiote branco e seios desnudos com aquela posição de braços sempre associada aos desenhos egípcios. Na verdade, gostei tanto do desenho, que passei a criar outros no mesmo estilo, destes ainda possuo todos, ao passo que com o passar do tempo, decidi me esmerar mais, indo até a biblioteca municipal me cercar de outras imagens que me inspirassem nos desenhos dos egipcios.


acima: a Dançarina egípcia (meu primeiro desenho); em seguida: Esfinge de Gizéh; e por último, o Desjejum da princesa.


O fato é que com o passar do tempo, passei a não apenas copiar, mas a me inteirar sobre a cultura, história, religião e outros temas relacionados àquele país milenar. Em menos de 1 ano, eu já havia passado a colecionar além dos desenhos, várias páginas de revistas, jornais e livros velhos, em uma pasta tipo fichário.
A coleção e o interesse eram tão vastos que meus colegas, também passaram a me mandar coisas, tipo: recortes de revistas, reportagens de jornais, fotos, imagens e até mesmo, folhetos de propagandas que tinham algo haver com o Egito antigo. Assim, minha coleção passou a ser dividida em duas pastas que eu tratei logo em separar por temas, como: múmias, pirâmides, Cleópatra, Nefertite e Akhenaton, Tutankhamon, Deuses, etc. numa tentativa de organizar aquele que já era pra mim meu museu particular (se é que poderia chamar assim), se bem que é um material bibliográfico muito interessante, e colecionado ao longo dos anos. Afinal, não há pessoas por aí que colecionam rochas? chaveiros de porquinhos? carros em miniatura? por que não Egipcios???

A seguir algumas imagens egípcias:



acima: Estátua de Akhenaton em estilo ainda tradicional; a seguir: Peixe Amarniano; parte de uma estátua atribuída à rainha Nefertite; abaixo duas filhas do casal de Akhetatón; embaixo: suposta múmia de Nefertite
abaixo: imagens da máscara de ouro do faraó Tutankhamon ( vista de trás, de lado e 3/4), pesando 30 kg de ouro e pedras preciosas.



 acima: mumia de Tutankhamon, o rei menino... morto por volta dos 20 anos de idade. Sobre a face e parte do peito da múmia repousava antes a máscara de ouro acima.
 acima e abaixo: busto em calcário da rainha Nefertite (mostrado de costas e da maneira como é retratado tradicionalmente demonstrando seu lindo "pescoço de cisne".
E mais algumas esculturas egípcias que eu mesmo fiz...


 abaixo: primeira escultura egipcia...


Também coleciono filmes, livros e documentários sobre o tema, e sempre o acervo vai crescendo, com as graças de "Rá, Amon e Ísis..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário