terça-feira, 19 de abril de 2011

Educação no Brasil: Um breve comentário

Afinal quando um professor de escola pública deveria ganhar no Brasil? Infelizmente as respostas que se ouvem nunca são satisfatórias e muitas vezes, não chegam a um consenso.
É fato que o salário do professor melhorou um pouco no governo Lula, mas ainda não foi o suficiente, quando a criação do piso, e a definição da carga horária semanal parece depender, ou variar de acordo com o interesse, ou "desejo" dos governadores de cada estado do país. Parece um absurdo pensarmos na realidade, que cada governador tem autonomia pra cancelar uma lei que votada pelo Congresso  Nacional deveria servir para todo o país, mas infelizmente é o que tem acontecido, e alegando-se para isso que os estados não têm dinheiro e que a lei é inconstitucional. Em Minas por exemplo, os professores chegaram a receber mais ou menos um salário mínimo e meio em determinada época, graças ao "senador do povo", o ex-governador Aécio Neves! Infelizmente também, a defesa da classe, parece depender de cada indivíduo que a compõe, oque demonstra certo desinteresse por parte de toda a sociedade em garantir a este servidor público um mínimo de dignidade! Afinal, há quantos anos os professores brigam, ou ouve-se falar do baixo salário da classe? Já dizia Chico Anysio: "e o salário ó!". Hoje (19 de Abril), em Ouro Preto, na "Terra da Liberdade", acontece um ato público que procura defender alguns pontos importantes num real processo de Defesa da classe de educadores e da própria educação, já tão maltratada neste país.
Outros pontos além dos salários serão defendidos, como por exemplo, a necessidade de melhores condições de trabalho nas escolas, e em salas de aula. Afinal, não dá pra manter um professor numa sala, ensinando para até 50 alunos, com este salário baixo. Quem já deu aula, ou já esteve numa escola, talvez pode imaginar o estresse que isso provoca, estresse na voz, para os ouvidos, para a mente. Não que dar aula tenha que ser um mar de rosas, afinal sabemos que num país como o Brasil, isso seria querer demais, mas pelo menos que seja algo mais vantajoso para quem leciona e para quem estuda. Salas com menos alunos sem dúvida serão melhores para quem ensina e para quem aprende.
Outras questões acerca da Educação no país podem ser levantadas, como já dizia Lula, muito mais que a necessidade de presídios e hospitais, temos a necessidade de mais professores, pois sem eles, não haverá uma verdadeira mudança, esta sim profunda, na sociedade. Quem nunca ouviu a máxima? "O Brasil é o país do Futuro?" Pois é, este futuro glorioso para o país nunca chegará se não reconhecermos a importância que a educação tem para um país! E como parte deste processo de mudança, a necessidade de manutenção da qualidade das condições de trabalho e dignidade dos trabalhadores da Educação, à saber, dos professores.
Quando pensarem que dar aula é tarefa facil no Brasil, tenham empatia e cuide do pensamento crítico! Ah, vocês não sabem o que é isso? Talvez seja pelo fato de a escola em que estudaram não ter tido condições de oferecer-lhes uma educação de qualidade, educação esta que os professores sempre defenderam para nosso querido país, afinal, ele merece!

Um comentário: